04 junho, 2013

Revestindo a parede com placas de madeira

Tá cansado daquela parede pelada, não sabe se poe papel de parede, espelho, quadros?! A arquiteta Silmara Salvetti dá dicas de como revestir uma parede com painéis de madeira e deixar o ambiente com aspecto renovado. Para instalar o revestimento você vai precisar de:

• placas teladas de madeira (30 cm x 30 cm)
• chapas de compensado
• prumo
• trena ou metro
• lápis de carpinteiro
• cola PVA para madeira
• serra manual (30 cm)
• furadeira
• parafusos com buchas 10 ou 12 (dependendo do tipo de parede)
• desempenadeira lisa ou espátula

O primeiro passo é forrar a parede com as chapas de compensado. Para que o trabalho fique mais bem acabado, meça a parede e corte as pranchas antes de instalá-las. Também é importante marcar os locais onde há interruptores e tomadas e recortar os vãos com a serra manual. Para instalar as chapas use os parafusos. A arquiteta recomenda observar a resistência da parede, por exemplo, se a alvenaria foi feita com os chamados tijolos baianos, a bucha mínima indicada é a 10.


Após recobrir com compensado toda a área da parede, separe as placas teladas. No exemplo, a superfície a ser revestida possui 8,84 m² e foram compradas 110 peças para que houvesse material suficiente para recortes. Essas placas teladas podem ser encontradas em madeireiras ou "home centers" a um custo médio de R$ 32 por unidade. Os painéis de pastilha de demolição usados neste passo a passo são da Indusparquet e denominados Guaiuvira. O m² instalado sai por R$ 450.


Antes de começar a instalação, marque o alinhamento e verifique o prumo da parede para detectar desníveis. Caso a estrutura esteja torta, monte o mosaico no chão e estude a colocação das peças antes de colá-las.

Estudos feitos, comece a instalação: passe a cola PVA com uma espátula ou desempenadeira em uma pequena área e vá aplicando as placas teladas em sentido horizontal.

Obs: Uma recomendação é começar a aplicação pela área mais visível, ou seja, a partir da lateral direita e superior. Deixe os recortes para a base do piso.


Continue colando as placas teladas sobre o compensado na horizontal e de forma alinhada. Deixe os recortes e detalhes para uma segunda etapa.


Para a finalização dos chamados recortes, nos limites com o rodapé ou a parede lateral, o indicado é desmontar a placa telada, medir o espaço a ser recoberto na parede, calcular o tamanho da(s) placa(s), marcar (com a ajuda do lápis de carpinteiro), cortar usando a serrinha e só depois colar. Assim, você garante a perfeição do acabamento.


Não ficou perfeita?! Amei.

Via: Arquiteta Silmara Salvetti / Indusparquet / UOL Mulher

9 comentários:

  1. Realmente ficou linda... mas deve ter ficado com um preço meio salgado né rs! Bjaum

    ResponderExcluir
  2. Nossa, linda essa parede... dá um efeito muito aconchegante!

    Quanto ao seu comentário lá no Blog, obrigada pelo carinho, Mari... Estou mais tranquila e tendo a certeza que é o certo a fazer.

    Beijos,
    Fer

    ResponderExcluir
  3. Nossa... dá um efeito muito legal!
    Com a iluminação certa então, super valoriza a parede!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, ficou linda essa parede! Adorei =)

    ResponderExcluir
  5. ai que tuuuudo!
    com a iluminação ficou mais linda ainda!
    amei!
    beijosss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
  6. nossa.. ficou show..
    super prático e lindo!!

    =D

    ResponderExcluir
  7. Ficou realmente muito bonito, adorei a ideia.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!
    Ficou maravilhosa!!!
    Mistura o rústico com o moderno dessa iluminação!! Amei!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  9. OI!
    Nossa! Ficou realmente lindo!
    Brigada pela visitinha! QUE bom q vc encontrou um biscoitinho que não engorda e além disse supre a necessidade do doce!
    Beijos
    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir